Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de setembro de 2019, 22h29

Indicação de Aras leva hashtag #Moro2022 a bombar no Twitter

Decisão de Jair Bolsonaro na escolha do novo PGR provoca terromoto em sua base e fortalece Sérgio Moro, representante de um dos grupos contrários à indicação de Aras

Moro e Bolsonaro (Divulgação/PR)

Os seguidores do presidente Jair Bolsonaro não ficaram nem um pouco contentes com a nomeação de Augusto Aras como novo Procurador-Geral da República (PGR). Pelas redes sociais, bolsonaristas decretaram rompimento com o presidente e decidiram lançar uma hashtag exaltando o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, visto por Bolsonaro como potencial rival para as eleições de 2022.

Nem mesmo o pedido de Bolsonaro de uma segunda chance fez efeito. Os bolsonaristas não apagaram os comentários feitos nas redes sociais e ainda multiplicaram as postagens. Por considerarem Aras um inimigo da Operação Lava Jato e um esquerdista seguidor de Che Guevara, o racha na base do presidente fez uma parte do eleitorado antes fiel declarar seu voto no ex-juiz federal Sérgio Moro nas eleições de 2022.

Em sua live semanal, o presidente Jair Bolsonaro esperou o ministro sair de cena para comentar sobre as críticas que recebeu pela indicação. “Eu devo lealdade ao povo, mas não é essa lealdade cega que está do outro lado. […] Então, eu peço a vocês: vai no Facebook e se fez um comentário pesado, retira, pô. Retira. Me dá uma chance pra mim”, declarou.

Bolsonaro ainda relatou que “20%, pelo menos” do Facebook estava criticando a nomeação. “[Gente] falando que ‘acabou a última esperança’ deles, que não vota mais em mim, que não vota mais em ninguém. Não vai votar no Moro em 2022, ‘me esquece’…”, detalhou.

Muitas das mensagens publicadas com a tag #Moro2022 apontavam que Bolsonaro indicou Aras para beneficiar seu filho, Flávio Bolsonaro, e que o ex-juiz da Lava Jato era única pessoa que agora eles poderiam confiar.

Ao comentar a indicação Moro se limitou a dizer que torce por uma “bela gestão”. “Definido o novo Procurador Geral da República, Augusto Aras, por escolha do PR Jair Bolsonaro. Todos os desejos de que faça uma bela gestão”, tuitou.

 


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum