#Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de setembro de 2019, 08h53

“Justiça social é apenas pretexto para a ditadura”, diz Araújo em palestra nos EUA

Em palestra na Fundação Heritage, que reúne conservadores estadunidenses, chanceler brasileiro misturou temas e foi ironizado por especialista em Relações Internacionais: "Não está claro se ele já leu a teoria crítica neomarxista além do que se encontra na Wikipedia"

Ernesto Araújo na Fundação Heritage, nos EUA (Reprodução)

Em um discurso altamente ideológico a conservadores estadunidenses da Fundação Heritage, nesta quarta-feira (11) em Washington, o ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou que “justiça social” foi usada como pretexto para implantação de uma “ditadura” globalista, vinculada à esquerda, e que agora se quer fazer o mesmo sob o tema das mudanças climáticas.

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

“Justiça social é apenas um pretexto para a ditadura”, disse Araújo na palestra que, segundo a fundação, apresentou a “nova estratégia internacional brasileira e o plano do Presidente Jair Bolsonaro para colocar o país rumo a prosperidade, segurança, e dignidade para todos os brasileiros”, além do novo “diálogo estratégico” entre Brasil e EUA.

A palestra foi acompanhada pelo repórter Ishaan Tharoor, especialista em relações internacionais do jornal Washington Post, que se mostrou impressionado com a incoerência do discurso do chanceler brasileiro.

“Isso é incrível. Não está claro se ele já leu a teoria crítica neomarxista além do que se encontra na Wikipedia”, escreveu o jornalista em uma sequência de tuítes.

Para Tharoor, não há fundamentação científica nenhuma nas teses defendidas pelo chanceler brasileiro. “O discurso do ministro das Relações Exteriores do Brasil na @heritage poderia ter sido feito por um conservador da PragerU, reclamando sobre a mídia, o sistema globalista, etc”, ironizou o jornalista, referindo-se à PragerU, uma instituição voltada a produção de conteúdo educacional de orientação conservadora, que não tem reconhecimento acadêmico nos EUA.

Siga a sequência do jornalista


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum