Fórumcast, o podcast da Fórum
30 de agosto de 2019, 15h20

Leitores da Fórum dão conselhos ao Ministro da Educação; veja os 10 melhores

Se depender dos leitores da Fórum, Abraham Weintraub não erra mais no português e na próxima vai escrever "paralisação" com "s"...

Abraham Weintraub. (Foto: Reprodução/Twitter)

Se depender dos leitores da Fórum, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, não erra mais no português. Weintraub enviou nesta quinta-feira (29) um ofício endereçado ao ministro da Economia, Paulo Guedes, citando duas vezes a palavra paralisação com a letra “z” (“paralização”). O documento viralizou e chamou a atenção para mais um episódio que demonstra o despreparo do titular da pasta responsável pelo Ensino Básico e Superior do país.

Entre os comentários, muitos pedidos para que Weintraub deixe o cargo e assuma que não tem qualificação para comandar a pasta, mas também algumas dicas para não voltar a errar e envergonhar a população. “Por favor, peça demissão do cargo, você não tem qualificação pra isso”, comentou Carol Oliveira, em uma sugestão bastante sincera.

“Ministro, quando estiver na dúvida, dê um Google e se poupe e nos poupe dessa vergonha…”, disse Virgínia Pimentel. A usuária gggomes_arq também sugeriu o Google: “Consulta o Google antes de escrever ou falar ou digitar #taoquei”.

“Vai estudar ministro!!!!”, disse a professora Mara Castro. E uma boa opção é seguir a aula de fonologia proporcionada pela usuária jpegbruna. “Usa-se o sufixo “IZAR” quando a palavra primitiva não tem “S” na última sílaba. Usa-se “ISAR” quando a palavra primitiva tem “S” na última sílaba”, explicou Bruna, trazendo vários exemplos e destacando três exceções – “catequese – catequizar”; “síntese – sintetizar”; e “parabéns – parabenizar”.

Para fixar o aprendizado, Marcos Rogério disse que a solução é o ministro voltar a usar um caderno de alfabetização. “Vou ter que colocar no caderninho pra repetir 100000000x a palavra paralisação”, disse.

Para Taty Cazeneuve a solução é Paulo Freire, educador rejeitado por Weintraub, mas tido como uma das principais referências no mundo na área da Educação. “Leia Paulo Freire”, comentou.

Neilza Barreto sugeriu que o ministro use a palavra parar ao invés de paralisar. “Ministro não tenha dúvida! Deixe os estudantes PARAREM. Daí o senhor não erra. Lembre-se que os estudantes SEMPRE acertam com as suas paraliSações!”, publicou.

Houve também quem adotou a ironia na hora de mandar um recado para o ministro. “Dezapareça”, publicou Edgard Scandurra, guitarrista da banda Ira!, fazendo referência à confusão feita pelo ministro quanto ao uso do “z” e do “s” no fonema /z/.

“Não vou tirar sarro. Vai que os pais dele se separaram de novo…”, disse Diego Perecin, em referência à justificativa dada por Weintraub por ter ficado longe de ser um aluno exemplar na universidade.

Confira outras sugestões:

 

 

 

 

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum