Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
19 de agosto de 2019, 06h22

Moro nega acesso a documentos vazados para Bolsonaro sobre investigação de laranjas do PSL

Em 28 de junho, no Japão, Bolsonaro afirmou que Moro enviou a ele documentação sobre o processo sigiloso que investiga candidaturas laranjas no PSL

Bolsonaro e Moro (Foto:Isaac Amorim/MJSP)

O ministro da Justiça, Sergio Moro, se negou a divulgar para a imprensa os documentos que ele próprio vazou a Jair Bolsonaro sobre a investigação sigilosa da Polícia Federal sobre candidaturas laranjas do PSL, partido do presidente.

O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso

O jornalista Rubens Valente, na edição desta segunda-feira (19) da Folha de S.Paulo, relata que entrou com pedido via Lei de Acesso à Informação junto ao ministério para ter acesso à documentação, que foi repassada a Bolsonaro, de acordo com declarações do presidente em entrevista coletiva no Japão, em 28 de junho.

A declaração foi feita após a prisão de um assessor especial e dois ex-assessores do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, em razão de investigação sobre candidaturas de laranjas do PSL na eleição de 2018.

“Ele [Moro] mandou a cópia do que foi investigado pela Polícia Federal pra mim. Mandei um assessor meu ler porque eu não tive tempo de ler”, disse Bolsonaro.

Negativa
Segundo reportagem desta segunda-feira da Folha, no dia 2, o Ministério da Justiça confirmou que “o presidente da República foi informado sobre o andamento das investigações em curso”. Depois, no dia 5, a pasta afirmou que “informações que inclusive já haviam sido divulgadas amplamente na imprensa foram repassadas ao presidente”, negando-se a pontuar quais informações e o acesso aos documentos.

A Presidência da República também foi acionada pelo jornalista, mas também negou acesso à documentação, alegando que a resposta à solicitação seria dada pelo Ministério da Justiça.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum