“Ninguém receberá a vacina antes de Manaus”, diz Pazuello na capital amazonense

Em mais uma batalha da guerra da vacina, travada entre Jair Bolsonaro e João Doria, Pazuello estimou início da imunização contra a Covid-19 "no dia 21 ou 22" pela capital amazonense

Na guerra da vacina entre o governo Jair Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, iniciou mais um front de batalha ao afirmar categoricamente nesta quarta-feira (13) que Manaus “será a primeira a ser vacinada”.

“Vamos vacinar em janeiro e Manaus será também a primeira a ser vacinada. Ninguém receberá a vacina antes de Manaus. A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados, na sua proporção de população. E Manaus terá a sua prioridade também”, disse Pazuello, em indireta a Doria, que busca sair na frente da vacinação contra a Covid-19.

A declaração de Pazuello aconteceu durante pronunciamento na capital amazonense, onde se encontra desde a segunda-feira (11) e palco do anúncio do plano nacional de vacinação que, segundo ele, começará “no dia D, na hora H”.

“Quando a Anvisa concluir sua análise, três, quatro dias depois estaremos distribuindo no Brasil. A Anvisa vai se pronunciar no dia 17. Se se alongar no dia 21 ou 22, botem os números pra frente, mas é janeiro”, dando a primeira estimativa de data.

Pazuello ainda anunciou a instalação de hospitais de campanha com 150 leitos para hospitalização de pacientes da Covid-19.

O ministro disse ainda que a Força Aérea Brasileira está mobilizada para trazer cilindros de oxigênio a Manaus, além de comprar, transportar e instalar em quatro dias, usinas geradoras que, segundo ele, “vão resolver o problema dos hospitais”.

Internações
Janeiro já é o mês com o maior número de novas internações por Covid-19 em unidades de saúde de Manaus. O número de novos pacientes internados na capital em apenas 12 dias já superou o total do mês de abril de 2020, que tinha o maior registro desde o início da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o Governo do Amazonas, o número de internações por Covid em Manaus chegou a 2.221, de 1º a 12 de janeiro. Em abril do ano passado, foram internados 2.128 pacientes com a doença.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR