O que o brasileiro pensa?
22 de julho de 2019, 09h30

Nos bastidores, Ernesto Araújo mostra desconforto com indicação de Eduardo Bolsonaro para embaixada, diz jornalista

Em conversas mais restritas com jornalistas, o ministro das Relações Exteriores não demonstra o mesmo entusiamo que esboçou diante das câmeras para defender Eduardo Bolsonaro

Foto: Arthur Max/MRE

Apesar de declarar publicamente que possível nomeação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil no EUA seria boa para o Itamaraty e que não haveria nepotismo, Ernesto Araújo, fora dos gravadores, tem se mostrado insatisfeito com o caso.

Segundo o repórter Gabriel Mascarenhas, do O Globo, em conversas mais restritas com jornalistas, o ministro das Relações Exteriores não demonstra o mesmo entusiamo que esboçou diante das câmeras quando saiu em defesa de Eduardo e se limita a dizer que “a escolha é uma legítima prerrogativa do seu chefe”.

O desânimo de Araújo pode ter origem em duas situações em que a figura do aspirante a embaixador se sobrepôs à do chanceler brasileiro. A primeira foi em março, quando Araújo deu um chilique por causa da participação de Eduardo em encontro privado de Jair com Donald Trump.

A outra possível tensão entre os dois pode ser uma declaração do presidente de que poderia tirar Araújo e colocar Eduardo no lugar sem nenhum problema. “Eu posso chegar hoje e falar: Ernesto Araújo está fora, o Eduardo Bolsonaro vai ser ministro das Relações Exteriores. Ele vai ter sob seu comando, mais de uma centena de embaixadas no mundo todo”, disse Bolsonaro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum