Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
06 de agosto de 2019, 22h13

Oposição anuncia obstrução à votação da LDO por cortes na Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia

PT e PDT anunciaram que não vão votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) até que o governo cumpra com acordo feito em junho e destine os recursos prometidos para Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia, além de programas sociais

Foto: Lula Marques/PT na Câmara

Membros do PT e do PDT da Comissão Mista de Orçamento (CMO) anunciaram nesta terça-feira (6) que não vão votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista para quarta-feira (7), enquanto o governo não cumprir o que foi acordado em junho, quando os partidos retiraram pedido de obstrução à votação de crédito suplementar de R$ 248 bilhões para a União.

Segundo os partidos, o governo havia prometido destinar parcela desse dinheiro para reconstituir o orçamento dos ministérios da Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia, além de destinar recursos para a Transposição do Rio São Francisco e pagamento de dívidas do programa Minha Casa, Minha Vida. “Isso não aconteceu, por isso, estamos em obstrução, não votaremos o relatório da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”, declarou Nelson Pelegrino (PT-BA), coordenador da bancada do partido na CMO.

“O governo não honrou o acordo, não cumpriu a sua palavra. A Oposição está se sentindo traída. Recentemente foi anunciada a paralisação das obras do Minha Casa, Minha Vida, por falta de pagamento. A transposição do Rio São Francisco, do Nordeste, está sem pagamento, as universidades começam a anunciar que não têm dinheiro para pagar suas contas até o final de agosto, assim como o setor de ciência e tecnologia”, denunciou Pelegrino.

André Figueiredo (PDT-CE) também afirmou que o partido só vota o projeto se for cumprido o prometido. “Só votaremos a LDO quanto cumprirem o que foi prometido, liberando recursos das Universidades Públicas, Transposição do São Francisco e da Ciência e Tecnologia. Governo não cumpre palavra”, publicou em seu Twitter.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum