Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
31 de dezembro de 2019, 18h15

Para justificar mineração, Bolsonaro diz que nenhum país no mundo ouve e indeniza indígenas

"Não foi o índio que se integrou à nossa cultura, mas a cultura ocidental europeia que incorporou os índios", tuitou o presidente ao defender a exploração de minérios em terras indígenas

Bolsonaro com lideranças indígenas (Foto: Reprodução/Twitter)

Em uma sequência de tuítes publicada nesta terça-feira (31), Jair Bolsonaro justifica que defende a mineração em terras indígenas porque nenhum país no mundo tem “exigências” como a prevista no artigo 231 da Constituição brasileira, que para “mineração em área indígena exige a prévia oitiva dos índios, autorização do Congresso e indenização aos índios”. “Nenhum país do mundo tem essas exigências”, tuitou Bolsonaro, após explicitar o artigo constitucional.

A publicação se deu em razão de o ministro das Minas Energia, Bento Costa Lima Leite, ter recebido o embaixador da Bélgica para explicar os motivos de o governo brasileiro investir na regulamentação da mineração em terras indígenas.

No texto, Bolsonaro diz que “não foi o índio que se integrou à nossa cultura, mas a cultura ocidental europeia, como a Belga, que incorporou os índios, só que hoje os condenam à miséria”, ignorando o fato dele próprio ser descendente de imigrantes europeus que tomaram as terras de indígenas brasileiros.

Por fim, o presidente sugeriu que os novos minerais e tecnologias consertarão os estragos ambientais do passado. “As riquezas minerais não estão onde queremos, mas onde a natureza as colocou: no Norte do Brasil onde, ‘curiosamente’, governos anteriores demarcaram enormes áreas indígenas”, escreveu. “Uma área maior que a região Sudeste (SP/MG/RJ/ES) já está demarcada no Brasil como TI. Sob essas áreas uma completa ‘Tabela Periódica’.”

De acordo com a publicação, Lima Leite deve receber embaixadores de outros países para justificar o posicionamento do governo em relação à mineração em terras indígenas em breve.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum