Fórumcast, o podcast da Fórum
04 de setembro de 2019, 08h33

Pesquisa Datafolha aponta: 70% dos brasileiros reprovam Eduardo Bolsonaro na embaixada dos EUA

A opinião contrária à nomeação do filho do presidente é maior entre os jovens de 16 a 24 anos (74%), funcionários públicos (81%) e estudantes (78%)

Trump e Eduardo Bolsonaro (Foto: Joyce N. Boghosian/Casa Branca)

A rodada de pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira (4), aponta que 70% dos brasileiros não querem que Eduardo Bolsonaro assuma o cargo de embaixador em Washington, Estados Unidos. Em contrapartida, somente 23% dos entrevistados aprovam a iniciativa.

A opinião contrária à nomeação é maior entre os jovens de 16 a 24 anos (74%), funcionários públicos (81%) e estudantes (78%).

Se você curte o jornalismo da Fórum clique aqui. Em breve, você terá novidades que vão te colocar numa rede em que ninguém solta a mão de ninguém

A iniciativa de Jair Bolsonaro sofre grande rejeição em praticamente todos os estratos pesquisados, exceto entre os simpatizantes do PSL, partido do presidente (64% de apoio), e entre os que classificam o governo como ótimo/bom (54%).

Até o momento o nome do filho do presidente não foi oficializado por Bolsonaro. Além da rejeição da população, a indicação é rechaçada por diplomatas do Itamaraty e por juristas, que observam na iniciativa um ato de nepotismo.

Senado

A aprovação do nome de Eduardo depende do Senado, onde o filho do presidente está mantendo conversações para conseguir votos suficientes para ratificar a nomeação.

Recentemente, Eduardo esteve nos EUA, onde foi recebido por Donald Trump, com o objetivo de provar que mantém um bom relacionamento com o presidente norte-americano. No entanto, a viagem mostrou pouco resultado prático para o Brasil.

A pesquisa Datafolha foi realizada entre os dias 29 e 30 de agosto e entrevistou 2.878 pessoas em 175 municípios do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

Com informações da Folha de S.Paulo


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum