Fórumcast, o podcast da Fórum
22 de agosto de 2019, 09h19

Pesquisa Ibope aponta: eleitores de Bolsonaro pedem combate ao desmatamento na Amazônia

Segundo levantamento, 96% das pessoas que declararam ter votado em Jair Bolsonaro em 2018 querem que o governo intensifique a luta contra o desmatamento

Foto: Reprodução

Segundo aponta a pesquisa “Percepções Sobre a Amazônia”, a imensa maioria da população brasileira, incluindo eleitores de Jair Bolsonaro, deseja que o governo intensifique o combate ao desmatamento ilegal na Amazônia.

O levantamento foi realizado pelo Ibope, em parceria com a plataforma de campanhas Avaaz.

O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso

Os pesquisados foram questionados se “o presidente Jair Bolsonaro e o Governo Federal devem aumentar as medidas de fiscalização para impedir o desmatamento ilegal na Amazônia”. Resultado: 96% responderam que concordam total ou parcialmente.

A mesma porcentagem se repetiu entre pessoas que declararam ter votado em Bolsonaro em 2018.

O Brasil vive hoje um recorde de queimadas. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dados de satélite mostram que ocorreu aumento de 84% nos focos de incêndio na região em relação ao mesmo período de 2018.

Em outro questionamento da pesquisa, 88% dos entrevistados, em geral, afirmaram que concordam totalmente ou em parte que “a Amazônia é motivo de orgulho nacional”, com porcentagem maior (90%) entre eleitores de Bolsonaro.

A grande maioria (93%) também concorda, total ou parcialmente, que o desmatamento ilegal na Amazônia é preocupante.

Congresso

Em relação à atuação do Parlamento, 89% dos entrevistados (88%, entre eleitores de Bolsonaro) defendem que “o Congresso Nacional deveria assumir mais responsabilidade para que o Brasil atinja desmatamento zero”.

A pesquisa ouviu mil pessoas pelo país por telefone e foi realizada, entre 14 e 16 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Com informações da BBC


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum