Fórumcast, o podcast da Fórum
30 de agosto de 2019, 17h37

Pesquisa Vox Populi mostra avaliação de Bolsonaro desabando

A avaliação de ruim e péssimo que era de 26% passou para 40%. Quando comparado a Lula, Bolsonaro perde em todas as perguntas

Foto: Carolina Antunes/PR

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (30) aponta que a imagem negativa do governo Jair Bolsonaro aumentou significativamente, com uma disparada no número de pessoas que se identifica como “anti-Bolsonaro” – foi de 30% para 47%. Além disso, quando comparado com o ex-presidente Lula, Bolsonaro perde em todas as questões.

De abril para agosto, o governo Bolsonaro deu um salto para o abismo. Se antes 30% enxergavam o governo como ruim e 39% como regular, neste mês os números se inverteram: os que enxergam o governo como Ruim/Péssimo são 40%, enquanto os que consideram regular são 35%. O índice de Bom/Ótimo também caiu e foi de 26% para 23%.

A região Nordeste é a que mais rejeita Bolsonaro, com 47% de Ruim/Péssimo e 18% de Bom/Ótimo, enquanto o Sul é o que mais aprova, com 30% de Bom/Ótimo e 29% de Ruim/Péssimo.

Homens, pessoas maduras e evangélicos são os que menos rejeitam Bolsonaro, com um índice de Ruim/Péssimo igual ou inferior aos 35%. Enquanto mulheres e pessoas de renda baixa apresentam visão negativa acima dos 43% de Ruim/Péssimo. Em todos os casos, o cenário é pior que o anterior para o presidente.

Um sintoma disso é que o anti-bolsonarismo saltou de 30% para 47%, enquanto os pró-Bolsonaro diminuíram – eram 34%, agora são 23%.

Lula Livre

Quando comparado com o ex-presidente Lula, Bolsonaro perde em termos de governança e apreço. São 53% os que gostam de Lula, 22% neutros e 32% que não gostam/detestam. Já com Bolsonaro, 44% não gostam/detestam, 24% são neutros e apenas 31% gostam. Antes, apenas 28% diziam não gostar do atual presidente.

Sobre a condenação do petista, 53% acreditam que ele deve ter direito a um novo julgamento, enquanto 35% estão satisfeitos com o processo. 47% defendem a anulação da condenação e 47% também acreditam que Moro agiu de forma incorreta contra Lula.

A avaliação do governo Lula também subiu: 68% acreditam que Lula acertou mais do que errou. Em abril, eram 65%.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum