
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, condenou nesta sexta-feira (30) o anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro de que iria ampliar o indulto natalino para policiais militares presos “por pressão da mídia”. Segundo o advogado, a decisão de Bolsonaro busca fortalecer as milícias, facções criminosas formadas por policiais e ex-policiais.
“Isso sim é uma alento à impunidade. A medida vai reforçar as milícias urbanas no país. É um risco claro ao Estado Democrático de Direito. O silêncio da sociedade causará grandes danos no futuro”, declarou Santa Cruz ao colunista Lauro Jardim, do O Globo.
A família Bolsonaro, em especial seu filho Flávio Bolsonaro (senador, PSL-RJ), é acusada de ter envolvimento com as milícias no Rio de Janeiro. O Ministério Público apontou que há forte indício de atuação de milicianos no gabinete de Flávio Bolsonaro desde 2007, quando ele era deputado estadual no Rio de Janeiro, em uma trama que envolve seu ex-assessor Fabrício Queiroz.