Rachadinha com o centrão: Ana Cristina Valle, ex de Bolsonaro, ganha cargo no gabinete de deputada do PP

Pivô, junto com Queiroz, do esquema de corrupção montado por Flávio Bolsonaro na Alerj, Ana Cristina Valle foi nomeada no gabinete de Celina Leão, do PP, como parte do acordo para eleição de Arthur Lira na presidência da Câmara

Pivô, ao lado de Fabrício Queiroz, do escândalo de corrupção montado por Flávio Bolsonaro (Republicanos) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Ana Cristina Valle, ex-esposa de Jair Bolsonaro e mãe de Jair Renan, ganhou um cargo no gabinete da deputada Celina Leão (PP-DF), que é indicada para assumir o Ministério do Esporte, que deve ser recriado pelo presidente em uma reforma ministerial.

Notícias relacionadas

A nomeação, oficializada na quarta-feira (10), é parte do acordo de Bolsonaro com o centrão para a eleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara. Celina Leão pediu exoneração da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal no dia 11 de dezembro para retornar à Câmara e trabalhar pela eleição de Lira. A outra parte do acordo, ainda não cumprido, é a recriação do Ministério do Esporte, para ser ocupada pela parlamentar.

Nas redes sociais, Ana Cristina – que usa a alcunha de Cristina Bolsonaro – comemorou discretamente a nomeação, compartilhando nos stories uma publicação do atual marido, o norueguês Jan Raymond Hansen, que também registrou a chegada do casal em Brasília, em dezembro do ano passado, quando o acordo com o PP foi costurado. “Obrigado Brasilia a novos amigos”, escreveu o norueguês em publicação no dia 21 de dezembro passado.

Ana Cristina, que foi chefe de gabinete de Carlos Bolsonaro na Câmara de vereadores do Rio entre 2001 e 2008, tem pelo menos 12 parentes investigados no caso da “rachadinha” de Flávio Bolsonaro na Alerj. Funcionários fantasmas, os parentes de Ana Cristina devolviam até 90% dos salários para Flávio Bolsonaro, no esquema administrado por Queiroz, segundo investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro.

Além de Renan, Ana Cristina é mãe de Ivan Valle Ferreira Mendes, filho do segundo casamento dela com o militar Ivan Ferreira Mendes, que atualmente ocupa cargo comissionado como assessor técnico DAS-7 da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do governo interino de Claudio Castro (PSC), um dos maiores aliados de Jair Bolsonaro.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR