Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
14 de agosto de 2019, 12h02

Redução do combate ao desmatamento na Amazônia é alvo de inquérito do MP

Investigações devem ser estendidas sobre a contratação de uma empresa privada para realizar o monitoramento do desmatamento na Amazônia, uma vez que o Inpe já faz este trabalho

Foto: Instituto Socioambiental - ISA

O Ministério Público Federal (MPF), no Amazonas, decidiu abrir inquérito civil público para investigar a suspeita de redução nas ações de combate ao desmatamento promovidas pelo governo de Jair Bolsonaro. Além disso, a contratação de uma nova empresa para monitorar o desmatamento na Amazônia também será alvo de apuração.

O MPF investiga, também, por meio de outras duas ações, o Fundo Amazônia e o desmatamento na região do município de Apuí.

Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo.

O inquérito teve início em 31 de julho, por determinação do procurador Filipe Pessoa de Lucena. O objetivo é “apurar notícia de política de tolerância adotada pelo Ministério do Meio Ambiente com a redução das atividades fiscalizatórias, o aumento do desmatamento e o enriquecimento ilícito de desmatadores e grileiros”.

De acordo com a portaria, as investigações também devem ser estendidas sobre a contratação de uma empresa privada para realizar o monitoramento do desmatamento na Amazônia. Isto porque o Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) já realiza este trabalho.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum