O que o brasileiro pensa?
15 de julho de 2020, 14h19

Ricardo Salles chama general Mourão de “presidente” em entrevista à GloboNews

Acuado e sob tutela do vice-presidente na gestão das políticas na Amazônia, ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, confundiu a "patente" do general no governo

Ricardo Salles em entrevista com Ernesto Araújo e Hamilton Mourão - Foto: Marcos Correa/PR

Acuado em meio à ofensiva contra a política de devastação ambiental e tutelado – embora o vice-presidente negue isso – no Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles cometeu um ato falho logo no início da entrevista concedida à GloboNews nesta quarta-feira (15) e chamou o vice-presidente, general Hamilton Mourão, de “presidente”.

“Enquanto você faz, de um lado, operação de comando e controle, a fiscalização, em paralelo tem que ir construindo alternativas de emprego, renda e desenvolvimento sustentável para a região. É o que foi dito, inclusive, pelo presidente Mourão no ano passado… Desculpe, na data de ontem”, disse Salles, demonstrando bastante nervosismo (assista no site da GloboNews, a partir de 1 min e 30 segundos).

Na manhã desta quarta, Salles ainda participou de uma entrevista ao lado de Mourão sobre a manutenção da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) executada pelas Forças Armadas na Amazônia até o fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro, em 31 de dezembro de 2022.

“A operação é uma medida urgente, mas não é um esforço isolado. Temos o planejamento para manter a GLO, se necessário, até o final do atual mandado Presidencial, em 31 de dezembro de 2022. As ações estão sendo ampliadas para evitar as queimadas durante o verão amazônico, que já começou e se estende até setembro”, afirmou Mourão.

Mourão disse que os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) não deixam dúvidas sobre a retomada do desmatamento a partir de 2012, com aumento acentuado em 2019.

O vice, que comanda o Conselho da Amazônia, afirmou, no entanto, que não aceita o que chamou de “narrativas simplistas e enviesadas” sobre o assunto.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum