Fórum Educação
03 de abril de 2020, 12h22

Ruim e péssimo de Bolsonaro vai a 42% e Mandetta se torna superministro, segundo pesquisa XP

Popularidade de Bolsonaro despenca e vai ao menor nível, enquanto atuação de Mandetta é aprovada por 68% dos entrevistados, ficando atrás apenas dos profissionais de saúde, avaliados como ótimos ou bons por 87%

Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta - Foto: Carolina Antunes/PR

Pesquisa XP Ipespe realizada nos dias 30 e 31 de março e divulgada nesta sexta-feira (3) revela que a popularida de Jair Bolsonaro despencou e chega ao menor porcentual diante da estratégia defendida pelo presidente para combate ao Coronavírus.

Segundo levantamento, 42% consideram o governo Bolsonaro ruim ou péssimo – 1 ponto porcentual a mais do que em setembro de 2019, o último pico. Outros 27% classificam o governo como regular e 28% como ótimo e bom – o menos porcentual desde o início do governo.

Pela primeira vez, a expectativa de um fim de mandato ruim ou péssimo – 37% – supera a de ótimo ou bom – 34%. Outros 20% acham que será regular e 9% não sabem ou não quiseram responder.

Já o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, surge como superministro com sua defesa na política de isolamento social para achatar a curva de propragação da Covid-19, que tem sido atacada por Bolsonaro.

A pesquisa mostra que 80% dos 1 mil pesquisados acreditam que o isolamento social é melhor forma de se prevenir e tentar evitar o aumenta da contaminação pelo coronavírus, frente a apenas 12% que acreditam que a medida é exagerada – posição defendida pelo presidente.

A atuação de Mandetta é aprovada por 68% dos entrevistados, ficando atrás apenas dos profissionais de saúde, que são avaliados como ótimos ou bons por 87% dos pesquisados.

Neste item, Bolsonaro tem a pior avaliação: 44% acham ruim ou péssima a atuação do presidente, outros 21% regular e 29% ótima e boa. Os governadores, alvo das críticas do presidente tem avaliação ótimo ou bom de 59% dos entrevistados e regular de 25% – apenas 14% acreditam que os mandatários estaduais são ruins ou péssimos.

Leia a pesquisa na íntegra


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum