Fórum Educação
22 de agosto de 2019, 12h22

Sâmia Bomfim ironiza: “Bolsonaro vai pedir a Donald Trump para demitir o diretor da Nasa?”

Deputada do PSOL fez referência ao caso do ex-diretor do Inpe, exonerado do cargo por divulgar dados do desmatamento na Amazônia que, na opinião do presidente, não eram verídicos

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) provocou o presidente Jair Bolsonaro (PSL) pelas redes sociais, nesta quinta-feira (22), sobre os incêndios na região da Amazônia. Sâmia compartilhou uma publicação da Nasa, que mostra imagens da fumaça, proveniente das queimadas, se espalhando pelo território brasileiro. Ela ironizou o presidente: “Bolsonaro vai pedir a Donald Trump para demitir o diretor da Nasa?”, perguntou.

Com esse comentário, a deputada fez referência ao caso do ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Galvão, exonerado do cargo por divulgar dados do desmatamento na Amazônia que, na opinião de Bolsonaro, não eram verídicos.

O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso

Com relação às queimadas, Jair Bolsonaro tem tomado a mesma postura de duvidar de dados e criticar a imprensa. Na manhã desta quinta-feira (22), na saída do Palácio da Alvorada, o presidente disse que fazendeiros “podem estar por trás” dos incêndios na Amazônia, mas a sua maior suspeita ainda recai sobre as organizações não-governamentais (ONGs).

Acuado com a repercussão internacional – e entre seus apoiadores nas redes sociais – sobre os incêndios que estão devastando a Amazônia, Jair Bolsonaro compartilhou uma sequência de tuítes em inglês do olavista Filipe Martins, assessor especial da Presidência, que diz que notícias sobre aumento das queimadas são mentira e que “Deus não gosta de mentirosos”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum