
O satélite Amazônia-1, lançado no último domingo (28) pelo governo Jair Bolsonaro (Sem partido) com o objetivo de monitorar o desmatamento na Amazônia pode estar girando no espaço, fora de controle, segundo medições feitas por rastreadores de satélites nos EUA e na Itália, que teriam feito capitações intermitentes, em intervalo de quase sete horas dos sinais emitidos pelo aparelho.
Segundo informações de Salvador Nogueira, jornalista especializado na cobertura de notícias sobre o espaço, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) não se manifestou sobre a questão. Já a Agência Espacial Brasileira (AEB) diz aguardar posicionamento do Inpe.
Nogueira diz que ouviu especialistas que afirmam que, apesar do satélite estar girando fora de controle, não quer dizer que a situação seja irrecuperável.
Poucas horas após o lançamento, que foi comemorado por Bolsonaro e o “astronauta” Marcos Pontes, ministro de Ciência e Tecnologia, nas redes sociais, o satélite começou a apresentar problemas.
Por volta das 11h55 (de Brasília) desta terça-feira (2), o grupo USA Satcom tuitou: “Passagem do Amazônia-1 na banda S. Parece estar capotando… talvez não tão bom para banda X”, segundo jornalista indicando que a rotação poderia dificultar a captação.