O que o brasileiro pensa?
27 de abril de 2020, 08h53

Sistema financeiro já trabalha com cenário de demissão de Paulo Guedes

“Se não teve cerimônia com a saída de Mandetta, nem com Moro, por que seria diferente com Guedes?”, indaga Silvio Campos Neto, da consultoria Tendências

Paulo Guedes com Bolsonaro e ministros (Foto: Alan dos Santos)

Analistas do sistema financeiro já trabalham com um cenário em que antecipam a demissão de Paulo Guedes do Ministério da Economia diante da crise política que aprofunda o quadro causado pela pandemia do coronavírus.

“Se não teve cerimônia com a saída de Mandetta, nem com Moro, por que seria diferente com Guedes? A situação pode caminhar nessa mesa direção”, afirma Silvio Campos Neto, da consultoria Tendências, ao Valor Econômico desta segunda-feira (27).

Enrico Cozzolino, analista de investimentos do banco Daycoval, Bolsonaro leva pânico à economia e é o único responsável pela fuga de investimentos do país.

“O pânico que chegou ao mercado não tem a ver com lucro de empresas, com um ciclo econômico ruim, nada disso. É pela crise política. Todas as manchetes, aqui e lá fora, mostram o líder da Lava Jato desembarcando do governo, isso não é positivo para o país e preocupa especialmente o investidor estrangeiro”.

Em relatório distribuído aos investidores, o J.P. Morgan prevê um “choque econômico” diante das mudanças realizadas na direção da política de Bolsonaro com a demissão de Sergio Moro.

“O cenário político mudou acentuadamente para pior nos últimos dias, comprometendo potencialmente a capacidade do Brasil de navegar coerentemente pelo choque econômico”, dizem os economistas Cassiana Fernandez e Vinicius Moreira em relatório.

Para Jefferson Laatus, fundador do grupo Laatus, Bolsonaro “acha que é rei” e vai desgastando todos ao seu redor.

“Bolsonaro foi eleito com Guedes e Moro à frente deste time dos sonhos, com garantia de que iria cada um trabalhar de maneira autônoma. Mas, pela fala do Moro, não foi isso que aconteceu. Cada vez mais um presidente que acha que é rei vai se desgastando com todos ao redor, ministros e parlamentares, tornando o ambiente político muito ruim”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum