Fórumcast, o podcast da Fórum
05 de setembro de 2019, 15h22

Site lista as “cagadas” de Bolsonaro

O site declarou que o recorde do governo Bolsonaro "sem fazer uma cagada" é de 19 dias. Durante 9 meses de governo, foram ditas aproximadamente 81 bobagens

Reprodução/YouTube

Internautas críticos ao governo de Jair Bolsonaro criaram um site para listar todas as vezes que o presidente disse ou entrou em polêmicas. O chamado “Cagômetro” também realiza uma contagem de quantos dias o governo está sem proferir nenhuma controvérsia. Nesta quinta-feira (5), o site declarou que o recorde do governo Bolsonaro “sem fazer uma cagada” é de 19 dias. Durante 9 meses de governo, foram ditas aproximadamente 81 bobagens. A média é de 1 erro a cada 3 dias.

O Cagômetro organizou uma lista, por meses, das atrapalhações proferidas por Jair Bolsonaro ou polêmicas que envolvem seu governo. A página é colaborativa e qualquer pessoa pode sugerir uma polêmica do governo, caso ela ainda não tenha entrado para a contagem.

Até então, de acordo com o site, as problemáticas do governo em setembro foram três: as críticas do presidente à ex-presidenta do Chile, Michelle Bachelet, e a seu pai; a carona da esposa do ministro Ernesto Araújo no avião da FAB para curtir férias em Paris e os novos cortes do MEC à Capes.

A escolha pelo nome de “Cagômetro” vem como uma sátira à obsessão que o presidente Jair Bolsonaro tem demonstrado com cocô. Ele chegou a proferir diversas vezes a palavra durante entrevistas com jornalistas em momentos diferentes. No mês de agosto, durante a inauguração da duplicação de um trecho da BR 101 em Pelotoas, no Rio Grande do Sul, Bolsonaro disse que o “cocô” petrificado de um indígena é capaz de parar uma obra de um porto do Paraná.

Em outro momento, também em agosto, o repórter Fabio Murakawa, do Valor Econômico, perguntou ao presidente Jair Bolsonaro se é possível “crescer com preservação” durante conversa com jornalistas, em Brasília. Como resposta, Bolsonaro aconselhou ao repórter “comer menos e fazer cocô dia sim, dia não” para combater a poluição ambiental.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum