Fórumcast, o podcast da Fórum
19 de setembro de 2019, 19h54

“Tá na cara que eu vou ser cobrado, né?”, diz Bolsonaro sobre participação na ONU

Em live, o presidente reafirma que vai à Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e repete retórica sobre reservas indígenas e quilombolas

Reprodução/Twitter

Em live presidencial realizada nesta quinta-feira (19), o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a Assembleia Geral da ONU, que iniciará a etapa de discursos presidenciais na próxima terça-feira (24). Mesmo prevendo que enfrentará protestos, o presidente confirmou a participação. Bolsonaro ainda voltou a atacar comunidades indígenas e quilombolas, relacionando a demarcação com as queimadas.

“Sabemos que pode ter algum problema lá, é natural. Vocês vão ver um presidente que vai falar com o coração, com patriotismo e falando em soberania nacional, essa que sempre esteve ameaçada e, agora, muita gente consegue entender que infelizmente, eu e uns poucos do Brasil estávamos com razão”, disse Bolsonaro, elogiando o presidente Donald Trump logo em seguida.

“Vou fazer um pronunciamento lá e tá na cara que eu vou ser cobrado, né? Porque grande parte dos países me atacam de forma bastante virulenta. É que eu sou os responsáveis pelas queimadas aí no Brasil”, disse em tom irônico, contestando, mais uma vez, dados de que as queimadas e o desmatamento aumentaram.

O presidente ainda voltou a criticar a demarcação de reservas indígenas, quilombolas e ambientais. “Se eu resolver, amanhã, […] assinar decretos para demarcar aí 20 reservas indígenas e 50 quilombolas, o incêndio acaba imediatamente na região amazônica. O que alguns países da Europa estavam fazendo? Com essa historinha de dinheiro para o Fundo Amazônia, estavam comprando a nossa Amazônia”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum