Vídeo: Bolsonaro diz que STF “cometeu crime” e que Barroso é “contra a democracia”

"Eu tenho uma nota, mas não vou peitar o STF. Até mesmo porque estou por cima", diz Bolsonaro em vídeo editado por canal que divulga as conversas no cercadinho do Palácio da Alvorada

Em vídeo editado pelo canal bolsonarista que divulga as conversas no cercadinho do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro (Sem partido) acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de “cometer crime” ao dizer que vai rebater a nota em que a corte usa uma negativa da frase do ministro da Propaganda de Hitler, Joseph Goebbels, para desmentir as declarações de que proibiu o governo federal de agir na pandemia.

Leia também: Bolsonaro convoca jornalistas para live para “provar fraude” no TSE, mas proíbe perguntas

“Vou rebater logo mais a nota do Supremo Tribunal Federal de ontem, dizendo que não tirou poderes meus. Isso é fake news”, disparou a apoiadores na manhã desta quinta-feira (29).

Bolsonaro afirmou que não vai “peitar o STF”. “Eu tenho uma nota, mas não vou peitar o STF. Até mesmo porque estou por cima”.

O presidente classificou ainda como “crime” a decisão do STF que determinou que as ações contra a pandemia deveriam ser tomadas em conjunto entre a União, governadores e prefeitos.

“O Supremo, na verdade, cometeu crime ao dizer que prefeitos e governadores, de forma indiscriminada poderiam suprimir todo e qualquer direito previsto no Artigo 5º da Constituição, inclusive o ir e vir”, disse Bolsonaro, voltando a distorcer a decisão judicial. “Não adiantava tomar providência, pois prefeitos e governadores tinham mais poder do que eu”, reclamou.

O presidente ainda voltou a atacar nominalmente o ministro Luís Roberto Barroso, que também preside o Superior Tribunal Eleitoral (TSE), insistindo na tese de fraudes nas urnas eletrônicas para forçar a aprovação do voto impresso.

“Qual é o poder de convencimento do ‘Seu’ Barroso? O que brilha nos olhos dele? Acho que todos nós queremos ter esse poder de convencimento dele para dentro do Parlamento”, disse sobre a reunião de ministros do STF com partidos sobre o tema. “Eles não querem o voto democrático. Eles são contra a democracia”, emendou.

Publicidade

Assista

https://www.youtube.com/watch?v=GhTGIK3yC2k
Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR