Fórumcast, o podcast da Fórum
21 de agosto de 2019, 18h19

VÍDEO: Gerente da Petrobras indicado por Bolsonaro pressiona trabalhadores para votar em assembleia da empresa

Cláudio Costa, gerente de RH da empresa tentou intimidar funcionários para votar em uma assembleia organizada para avaliar o acordo coletivo oferecido pela direção

Foto: Ana Maria Miranda

Cláudio Costa, gerente executivo de Gestão de Pessoal da Petrobras indicado pelo presidente Jair Bolsonaro, tentou intimidar funcionários da empresa para votar em uma assembleia organizada para avaliar o acordo coletivo oferecido pela direção da estatal. A participação de Costa, que não é servidor público, tinha como objetivo somar votos a favor do acordo e pressionar os petroleiros.

O Facebook silenciou a Fórum. Censura? Clique aqui e nos ajude a lutar contra isso

Em vídeo publicado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), o executivo aparece intimidando lideranças sindicais, dizendo que “trabalha mais que eles”, tentando votar na assembleia da categoria realizada no Edifício Sede da Petrobras (EDISE). Costa não é funcionário de carreira e foi indicado pela gestão atual após atuar na prefeitura de São Paulo, na época de João Doria.

A FUP considera o acordo um ataque ao trabalhador e relata que em diversas assembleias diretores da Petrobras nomeados pelo governo têm aparecido com o objetivo de coagir os petroleiros a aprovarem a proposta.

Confira vídeo gravado por petroleiros presentes na Assembleia:


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum