O que o brasileiro pensa?
23 de março de 2020, 10h22

Boulos sobre MP de Bolsonaro: “Derrubar este canalha virou questão de sobrevivência”

O líder do MTST também pediu que Câmara e Senado devolvam a MP ao governo por inconstitucionalidade e crime contra economia popular

O líder do MTST, Guilherme Boulos (PSOL), foi às redes sociais nesta segunda-feira (23) para protestar contra a medida provisória (MP) de Jair Bolsonaro publicada neste domingo no Diário Oficial. A MP autoriza empresas a suspender o contrato de trabalho com funcionários por até quatro meses durante a pandemia do coronavírus, também permitindo o corte de salários.

“Enquanto outros países estão proibindo demissões e garantindo salários, ele [Bolsonaro] libera a suspensão dos contratos sem pagamento. Derrubar este canalha virou questão de sobrevivência!”, escreveu Boulos no Twitter.

“Os presidentes da Câmara e do Senado podem devolver a MP 927 ao governo, sem levar a plenário, por inconstitucionalidade e crime contra a economia popular (Lei 1.521/51). Se devolverem, ela perde imediatamente a validade. Que façam imediatamente!”, continuou.

Boulos também disse que as decisões do presidente “matam mais que coronavírus” e cobrou mais uma vez o arquivamento da MP.

O texto aprovado por Bolsonaro diz ainda que caberá à negociação individual a decisão de manter ou não alguma “ajuda compensatória mensal” ao trabalhador, mas que não deve ter “caráter salarial”. De acordo com a MP, tal decisão terá “valor definido livremente entre empregado e empregador, via negociação individual”.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum