Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
12 de março de 2020, 10h33

Bovespa cai 11,65% em 22 minutos e interrompe pregão pela terceira vez na semana

Derretimento das bolsas de valores mundo afora diante da pandemia de Coronavírus teve efeito imediato no mercado financeiro brasileiro

Bolsa de Valores de São Paulo (Divulgação)

O derretimento das bolsas de valores mundo afora diante da pandemia de Coronavírus teve efeito imediato na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Nesta quinta-feira (12), em 22 minutos de pregão o índice da Bolsa paulista cedeu 11,65%, somando 75.247 pontos. Isso acionou novamente o mecanismo de “circuit breaker” – a interrupção do pregão por 30 minutos quando a queda atinge 10%. Foi a terceira vez nesta semana que o circuit breaker foi acionado.

O dólar rompeu a barreira dos R$ 5 com o pânico nos mercados. Na manhã desta quinta-feira (12) o dólar comercial chegou a R$ 5,0277, com desvalorização recorde do Real.

O derretimento das bolsas em todo mundo nesta quinta-feira é causado principalmente pela decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender viagens da Europa para seu país, em uma tentativa de mitigar os efeitos do econômicos do coronavírus.

Analistas avaliam que a decisão de Trump não apenas afeta diretamente as companhias aéreas, mas também tende a prejudicar o ambiente de negócios e reduz a confiança dos consumidores. Assim, nem mesmo as medidas de contenção de um pacote fiscal que visava estimular e proteger a economia americana é capaz de afastar o sentimento de pânico no mercado financeiro.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum