Braga Netto, o "presidente de fato", liga para Bolsonaro em 'live' e secretário dispara: "Tá com inveja"

O comentário do secretário-geral Luiz Eduardo Ramos, que vazou durante uma transmissão ao vivo do presidente com apoiadores, foi feito após as informações apuradas pela mídia internacional de que o ministro da Casa Civil, Braga Netto, é quem estaria comandando o Executivo nacional no lugar de Bolsonaro

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Durante transmissão ao vivo que encerrou o jejum do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos, "deixou escapar" uma crítica ao ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Braga Netto, que volta a expor a divisão no governo. Braga Netto é considerado "presidente operacional" para as Forças Armadas.

Ao ser avisado por um assessor que o ministro-chefe da Casa Civil estaria ligando para falar com o presidente, Ramos e Bolsonaro fizeram pouco caso. "Cancela aí, pô", disse o ex-capitão.

O secretário, então, emendou: "Desliga aí, tá com inveja". O assessor logo alertou que eles estavam ao vivo e Ramos, que antes ria, tentou disfarçar coçando a cabeça.

Ganhou repercussão na imprensa internacional e em veículos ligados à Defesa a posição de comando que Braga Netto vem tomando Planalto. O general teria sido "eleito" pelas Forças Armadas para dirigir o país no lugar de Bolsonaro, que seria apenas um "monarca sem poder efetivo".

"Terrorismo"

O presidente Jair Bolsonaro voltou a minimizar o cenário do novo coronavírus no país, dizendo que quer passar uma imagem de "paz" em meio ao "terrorismo" e à "histeria".

"Temos que pregar uma imagem de paz e não terrorismo, histeria, como foi pregado", disse o presidente pouco antes de atacar governadores. "A gente sabe que a preocupação não é com a de salvar a vida de ninguém. A preocupação é jogada política, na maioria das vezes. Alguns se renderam a essas ações e acabaram cumprindo", completou.

Bolsonaro voltou a dizer que se preocupa com os informais, os autônomos e os camelôs, mas ainda não iniciou o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 a R$ 1200 aprovado pelo Congresso.

Assista ao momento em que Ramos e Bolsonaro falam de Braga Netto, no minuto 6 da live:

https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/782409975620315