Fórumcast #19
09 de outubro de 2018, 16h27

“Brasil acima de tudo”: Slogan de Bolsonaro faz referência ao da Alemanha nazista

As ligações de Jair Bolsonaro (PSL) com o neonazismo se fazem presentes até em seu slogan de campanha: na Alemanha de Hitler, uma das frases mais repetidas era "Deutschland über alles", que quer dizer "Alemanha acima de tudo"

Slogan de Bolsonaro, "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", faz referência ao da Alemanha nazista (Reprodução)

“Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”. O slogan de campanha de Jair Bolsonaro (PSL), que também é o nome de sua coligação, é repetido diariamente pelo próprio candidato, seus apoiadores, e estampa bandeiras, camisetas e memes nas redes sociais. O que muita gente não sabe é que a frase em questão tem inspiração direta em um slogan nazista.

Na Alemanha de Hitler, um dos bordões mais repetidos era o “Deutschland über alles” que, em português, significa “Alemanha acima de tudo”. O trecho, inclusive, fazia parte do hino nacional alemão, mas foi suprimido ao final da Segunda Guerra Mundial.

Não é mera coincidência. As ligações de Bolsonaro com vão muito além. O ódio aos “comunistas”, aos homossexuais, o discurso de combate à corrupção e o ímpeto por “reunificar o país” foram uma das principais características de Hitler. E não para por aí: a máquina de fake news de apoiadores do militar da reserva muito se assemelha às estratégias de divulgação e repetição de mentiras na época do nazismo.

Veja também:  Bolsonaro sobre comunistas e corruptos: "Vamos acabar com o cocô do Brasil"

Como se não bastasse, grupos neonazistas brasileiros já fizeram manifestações de apoio a Bolsonaro e o capitão da reserva, inclusive, chegou a mandar uma carta de solidariedade para um desses grupos.

Em entrevista à Fórum, a antropóloga social e especialista em neonazismo, Adriana Dias, explicou como o candidato do PSL fomenta a atuação de grupos de extrema-direita no Brasil e quais suas ligações com o nazismo.

Assista.


Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum