Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
22 de janeiro de 2020, 18h53

Brasil de Bolsonaro cai em ranking que avalia democracias no mundo

O país recebeu somente 6,8 pontos, numa escala até dez e passou a ocupar a 52ª colocação, praticamente ao lado da Tunísia

Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução

Como reflexo do governo de Jair Bolsonaro, o ranking de 2019, que avalia o desempenho democrático dos governos, fez o Brasil receber somente 6,8 pontos, numa escala de zero a dez, abaixo do registrado em 2018.

O levantamento foi publicado, nesta quarta-feira (22), pela “The Economist Intelligence Unit”, braço da revista “The Economist”, de acordo com informações de Jamil Chade, no UOL.

Com resultado, o país passou a ocupar 52ª colocação, praticamente ao lado da Tunísia. Na América Latina, o Brasil ocupa apenas a décima posição.

Noruega, Islândia, Suécia e Nova Zelândia lideram o ranking.

“Democracia falha”

A pontuação do Brasil deixa o país classificado como “democracias falhas” ou “democracias imperfeitas”.

De acordo com o levantamento, três países latino-americanos atingiram o status de democracias plenas: Costa Rica, Uruguai e Chile, por conta da participação popular nas ruas nos últimos meses e que obrigou o governo a rever suas políticas.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum