"Brasil poderia ter sido o primeiro país do mundo a começar a vacinação", diz Dimas Covas à CPI

Após apresentar documentos enviados ao governo Bolsonaro, Dimas foi indagado por Renan Calheiros sobre o motivo das propostas não terem sido aceitas: "É uma boa pergunta"

Dimas Covas Neto (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el

No início de seu depoimento à CPI do Genocídio nesta quinta-feira (27), o diretor do Insituto Butantan, Dimas Covas Neto, afirmou que o Brasil foi procurado pelo laboratório chinês SinoVac para fazer os testes clínicos da CoronaVac e que, se não fosse pela inação do governo Jair Bolsonaro (Sem partido) - que deixou de responder a várias propostas do órgão -, o país poderia ter sido o primeiro no mundo a começar a vacinação contra a Covid-19.

"Estávamos em dezembro com mais de 5,5 milhões de doses de vacinas prontas, estocadas no Butantan, e 4 milhões de doses em processamento. Ou seja, quase 10 milhões de doses prontas em dezembro do ano passado. O mundo começou a vacinação no dia 8 de dezembro. No final de dezembro, o mundo já havia aplicado 4 milhões de doses. Nós tinhamos no Butantan 5,5 milhões de doses prontas e mais 4 em processamento, sem contrato com o Ministério [da Saúde]. Poderíamos ter iniciado a vacinação antes do que já começou? Nós já tínhamos as doses, estavam disponíveis. E eu muitas vezes declarei de público que o Brasil poderia ter sido o primeiro país do mundo a começar a vacinação, não fosse os percalços que tivemos que enfrentar durante esse período, tanto do contrato como do ponto de vista regulatório", afirmou.

Dimas apresentou documentos sobre a compra da vacina que não tiveram respostas do governo federal. Indagado por Renan Calheiros (MDB) o motivo das propostas não serem aceitas pelo governo federal, Dimas Covas respondeu que "essa é uma boa pergunta".

Siga ao vivo

https://youtu.be/MvAEID3m5Eg