"Brasil vai ter que enfrentar o debate sobre abordagem policial", diz Paulo Paim

Senador disse que vai convidar representantes do Carrefour para serem confrontados em Comissão de Direitos Humanos do Senado

Foto: Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista ao Fórum Café desta sexta-feira (20), o senador Paulo Paim (PT-RS) comentou sobre o assassinato de um homem negro por seguranças brancos em uma unidade do Carrefour de Porto Alegre. Senador destacou a importância do debate sobre abordagem policial como forma de combater a violência contra pessoas negras.

"O Carrefour já tá demais, é o terceiro ou quarto caso. As coisas acontecem e eles não tomam providência. É gravíssimo", disse Paim. "Em qualquer sistema de segurança no mundo, você não sai matando as pessoas por suspeitas disso ou aquilo. O Brasil vai ter que enfrentar o debate da questão da abordagem das forças de segurança", completou.

O senador também destacou a importância da política como forma de combate à violência contra as pessoas negras e celebrou a eleição de minorias na disputa municipal deste ano.

"Eu acho que o povo tem que entender que a saída é pela política. A educação passa por onde? Pela política. A saúde? Pela política. Percebemos nesse processo eleitoral que começou a ter uma mudança. Isso é muito bom, é a pessoa abrindo a cabeça, vendo que são seres humanos que estão ali. Por isso eu acho que a saída é na política. A política atual foi derrotada nessas eleições", afirmou.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paulo Paim também afirmou que vai convidar representantes do Carrefour para serem confrontados em videoconferência da comissão nesta sexta-feira.

"Já vou pedir para o meu pessoal convidar alguém do Carrefour, para que aproveite esse espaço para dizer o que é isso e o que estão pretendendo fazer daqui para frente", completou.

Confira a entrevista completa:

https://www.youtube.com/watch?v=-hfoEfOw1YY