Brasileiros resgatados na China são liberados após 15 dias de quarentena

Se trata de um grupo de 34 pessoas que viviam na cidade de Wuhan, na China, o epicentro do surto de coronavírus, além dos tripulantes dos voos da FAB e 24 médicos que tiveram contato com eles desde a viagem

Base Aérea de Anápolis (foto: Hegon Corrêa)
Escrito en POLÍTICA el

Eles ficaram duas semanas confinadas em um edifício militar em Anápolis, até que, finalmente, puderam ser liberados. Os brasileiros repatriados da China terminaram neste domingo (23), o período obrigatório de quarentena, e agora poderão ser levados aos seus respectivos estados natais.

Se trata de um grupo de 34 pessoas que viviam na cidade de Wuhan, na China, o epicentro do surto de coronavírus, além dos tripulantes dos voos da FAB (Força Aérea Brasileira) que os trouxeram, e 24 médicos e profissionais de saúde que tiveram contato com eles desde a viagem.

Segundo o ministro de Defesa, Fernando Azevedo e Silva, “o Ministério da Saúde confirmou que quase todos os hóspedes da base aérea (de Anápolis) permanecem com quadro assintomático, e já podem ser transportados neste domingo para suas casas”.

A FAB também deverá levar a maioria dos resgatados ao menos até as capitais dos estados para onde pretendem regressar. Entre eles, 20 devem ir a Brasília, 13 a São Paulo, 11 ao Rio de Janeiro, 5 a Curitiba, 4 a Santa Catarina, 3 a Minas Gerais e 1 ao Pará. Um dos resgatados, que vive em Goiás, iniciará seu regresso a casa desde Anápolis.

Apesar da liberação dos repatriados pela FAB, ainda há uma brasileira em quarentena. Se trata e uma jovem de 21 anos, que mora na China e chegou ao Brasil no dia 17 de fevereiro. Ela está em observação, em um centro médico no Rio de Janeiro.