Câmara aprova "orçamento de guerra" contra coronavírus

"Não tem mais desculpa para Bolsonaro e Guedes não pagarem os R$ 600 aos trabalhadores brasileiros", cobrou o deputado Marcelo Freixo

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta sexta-feira (3) a Proposta de Emenda à Constitução (PEC) do Orçamento de Guerra por 423 votos a favor e 1 contra.

O texto permite a separação dos gastos realizados para o combate ao novo coronavírus do Orçamento-Geral da Uniã com o objetivo de "facilitar a execução do orçamento relacionado às medidas emergenciais". Um conselho será criado para manejar os recursos.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comemorou a aprovação: "Aprovamos com 424 votos a PEC do orçamento de guerra. Agradeço o apoio dos líderes, de deputados de todos os partidos. Esse é um momento de união dos Poderes na defesa das vidas dos brasileiros, dos empregos, dos mais vulneráveis e da preservação das empresas brasileiras".

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) comentou sobre a aprovação e cobrou que, com a medida, o Governo Federal implemente logo o auxílio emergencial aprovado no Congresso.

"PEC do orçamento de guerra aprovada na Câmara. Não tem mais desculpa para Bolsonaro e Guedes não pagarem os R$ 600 aos trabalhadores brasileiros", escreveu o parlamentar.

A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) também cobrou o governo. "A Câmara dos Deputados fez a sua parte e aprovou a PEC 10, em segundo turno. Agora, o governo Bolsonaro não tem mais desculpas. Para enfrentar a pandemia, poderá gastar até 10% do PIB, cumprir suas obrigações com os cidadãos, sem penalizar os trabalhadores", afirmou.

https://twitter.com/MarceloFreixo/status/1246231528293662722
https://twitter.com/RodrigoMaia/status/1246241579288989697