'Campeão em fake news', Osmar Terra nega título e chama imprensa de esquerdista

Cotado para o Ministério da Saúde, o parlamentar foi apontado em levantamento como o maior difusor de desinformações sobre o novo coronavírus do Congresso

Osmar Terra e Bolsonaro | Reprodução/Facebook
Escrito en POLÍTICA el

Deputado campeão em desinformação segundo levantamento do Radar Aos Fatos, o ex-ministro Osmar Terra - cotado para substituir Henrique Mandetta na Saúde - usou a tática do presidente Jair Bolsonaro e chamou a imprensa de esquerdista ao ser confrontado com dados nesta quarta-feira (15).

"Na opinião 'isenta' das publicações esquerdistas?", ironizou Terra após um usuário do Twitter questioná-lo pelas frequentes informações inverídicas que o deputado tem repercutido.

Segundo o Aos Fatos, "Terra tem distorcido a interpretação de dados oficiais e feito afirmações que contradizem as evidências científicas disponíveis para se opor ao distanciamento".

Terra, que já foi punido pelo Twitter por suas postagens carentes de evidência científica, mentiu sobre o isolamento social na Holanda e distorceu dados da Itália.

O ex-ministro, que já apareceu arquitetando a demissão de Mandetta, já recebeu até apelido do ministro da Saúde: Osmar Trevas, em razão da oposição ferrenha que faz ao isolamento social.

Previsões

Terra já errou a previsão inicial que havia feito sobre a doença, quando disse que o número de mortos seria inferior ao da gripe no ano passado. Foram 1.109 mortes de gripe em todo o último ano e já são 1.736 óbitos provocados pelo coronavírus em menos de dois meses.

O parlamentar ainda compara com frequência a pandemia de Covid-19 com a de H1N1, em 2009, alegando que o novo coronavírus é muito mais brando. Durante o surto de 2009, foram registrados 2.160 óbitos no Brasil entre abril e janeiro do ano seguinte. 58.178 pessoas foram infectadas no país.

https://twitter.com/OsmarTerra/status/1250576314081443847

Temas