Cármen Lúcia diz que Brasil não vai superar coronavírus com "esse desgoverno"

Sem citar Bolsonaro, a ministra do STF criticou a atuação do poder público diante da pandemia

Cármen Lúcia - Foto: Rosinei Coutinho/STFCréditos: Rosinei Coutinho/STF
Escrito en POLÍTICA el

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou nesta quarta-feira (24) a atuação do Brasil no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

"O que o Supremo disse é que a responsabilidade é dos três níveis [federativos] — e não é hierarquia, porque na federação não há hierarquia —- para estabelecer condições necessárias, de acordo com o que cientistas e médicos estão dizendo que é necessário, junto com governadores, junto com prefeitos. Acho muito difícil superar [a pandemia] com esse descompasso, com esse desgoverno", afirmou a magistrada.

A fala de Cármen Lúcia ocorreu em entrevista ao projeto "Conversas na Crise - Depois do Futuro", do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp (IdEA) e do UOL.

A magistrada fez a afirmação ao ser questionada pela decisão do STF de que é papel de estados e municípios a adoção de políticas de distanciamento social. A decisão foi criticada pelo presidente Jair Bolsonaro.

"A política se faz com todo mundo, todos os cidadãos e para todos os cidadãos. Não segundo a visão de um ou outro governante. Porque isso vai resultar em mortes, e haverá responsabilidade por isso", declarou.

Temas

STF