Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de outubro de 2019, 10h19

Carol Proner desconfia de voto de Toffoli. Véio da Havan o saúda como “herói nacional”

O adiamento da sessão que julga a possibilidade ou não da prisão em segunda instância por Dias Toffoli, decisão que pode libertar Lula, caiu como uma bomba nas redes

Foto: Reprodução/YouTube

O adiamento, nesta quinta-feira (24), por mais quinze dias da sessão que julga a possibilidade ou não da prisão em segunda instância pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, decisão que pode libertar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros, caiu como uma bomba nas redes.

O nome de Toffoli amanheceu nesta sexta-feira nos Trends Topics do Twitter. A jurista Carol Proner desconfia que Toffoli, ao tentar diferenciar o seu voto, como presidente da corte, do voto da bancada pode ser uma tentativa antecipada de desculpas o que, segundo a jurista, é inaceitável.

“Não sei se foi o que o Ministro Toffoli quis dizer, ao tentar diferenciar o voto como Presidente da Corte e o voto de bancada. Não sei se tem aí uma tentativa de desculpas antecipadas, mas não podemos aceitar. Resta claro que Toffoli fará um voto constitutivo do que ele pensa e de como quer ser considerado pelo resto da vida. É importante que ele saiba que não poderá se eximir da posição que vier a tomar neste julgamento-limite (tanto quanto Eros Grau não pode afastar a responsabilidade que teve na relatoria da ADPF 153, que não revisou a Lei de Anistia). Não vale a tese da tutela militar e menos ainda a veste de Presidente a eliminar uma posição informada a favor ou contra a Constituição. É como penso e creio que devemos repudiar desculpas esfarrapadas antes mesmo que ganhem corpo.”

Herói Nacional

Já por outro lado, nas hostes da direita, a atitude foi bem recebida. De maneira bem menos articulada e, como sempre, carente de argumentos, o empresário Luciano Hang, conhecido como o Véio da Havan, considera que “Dias Toffoli será o novo herói nacional. É dele o voto que manterá a prisão na segunda instância”. O empresário diz ainda que “os brasileiros aguardam essa decisão para manter preso quem destruiu o Brasil”.

“Dias Toffoli será o novo herói nacional. É dele o voto que manterá a prisão na segunda instância. Os brasileiros aguardam essa decisão para manter preso quem destruiu o Brasil. A paz, a confiança e o espírito de justiça dependem hoje do presidente do STF. Coragem Toffoli.”


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum