Cartão vermelho: Bolsonaro chama Guedes às pressas no Palácio do Planalto

Presidente gravou vídeo onde ameaça dar “cartão vermelho” para quem apresentar proposta de cortar ou congelar aposentadorias para criar o programa Renda Brasil

Jair Bolsonaro e Paulo Guedes (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil) Créditos: Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Pouco antes de divulgar mensagem em suas redes sociais onde ameaça dar “cartão vermelho” para quem apresentar proposta de cortar ou congelar aposentadorias para criar o programa Renda Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido-RJ) convocou, nesta terça-feira (15), o ministro da Economia Paulo Guedes para uma reunião que não estava prevista na agenda no Palácio do Planalto.

De acordo com informações do Valor Econômico, o Planalto não confirmou o motivo e se há previsão de término da conversa. Guedes teve que adiar sua participação no "Painel Telebrasil 2020", que estava prevista para as 9h, para comparecer à audiência.

A equipe econômica tem trombado de frente com o governo em diversos temas. Um deles é o projeto que concede perdão de dívidas tributárias a templos religiosos, em que Bolsonaro sugeriu ao Congresso a derrubada de seus próprios vetos para viabilizar o perdão.

Na manhã desta terça-feira, Bolsonaro negou em vídeo publicado nas suas redes sociais que vá cortar ou congelar aposentadorias para criar o programa Renda Brasil, conforme noticiado por diversos jornais. De acordo com ele, fica proibido até 2022 o uso do termo Renda Brasil. "Vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final", disse.

O presidente afirmou ainda que, “quem porventura vier propor pra mim uma medida como essa, eu só posso dar o cartão vermelho pra essa pessoa. É gente que não tem o mínimo de coração, que não tem o mínimo de entendimento de como vivem os aposentados do Brasil”.

Ele admitiu ainda a possibilidade de que alguém da equipe econômica tenha falado sobre esse assunto, “mas por parte do governo, jamais vamos congelar salários de aposentados, bem como jamais vamos fazer com que o auxílio para idosos seja reduzido para qualquer coisa que seja”.

Temas