Cartaz "decorativo" do AI-5 é encontrado em casa onde Queiroz foi preso

Cartaz do ato que marcou o início do período mais sombrio da ditadura militar no Brasil é parecido com aqueles levantados por bolsonaristas em manifestações antidemocráticas

Foto: Divulgação/ Polícia Civil
Escrito en POLÍTICA el

Um cartaz "decorativo" do AI-5 foi encontrado na casa do advogado Frederick Wassef, onde Fabrício Queiroz foi preso na manhã desta quinta (18). Segundo a polícia, o cartaz estava em cima da lareira da chácara onde o ex-assessor da família Bolsonaro estava escondido, em Atibaia.

Wassef é advogado do senador Flávio Bolsonaro e do presidente no caso Adélio Bispo. Acredita-se que Queiroz estava sendo mantido em esquema de proteção no imóvel, pois já se imaginava que ele poderia ser preso devido à investigação sobre o caso de "rachadinha" no antigo gabinete do senador na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), quando era ainda deputado estadual.

O AI-5, assinado em 1968, é considerado o Ato Institucional mais repressivo da Ditadura Militar, e instituía uma série de medidas de censura, além do fechamento do Congresso e retirada de direitos constitucionais.

Segundo a polícia, o cartaz foi encontrado próximo a bonecos do mafioso Tony Montana, protagonista do filme "Scarface". No longa, Montana recebe abrigo nos Estados Unidos em troca do assassinato de um oficial cubano, e torna-se um dos principais chefes do tráfico na Flórida.

Queiroz já foi levado ao Rio de Janeiro e foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) antes de ser preso na cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica.

Temas