O que o brasileiro pensa?
22 de abril de 2019, 20h58

Caso do triplex: STJ vai julgar recurso de Lula nesta terça-feira

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou que um recurso que pede a liberdadlge do ex-presidente foi colocado na pauta para jugamento da 5ª Turma da Corte nesta terça-feira (23)

Foto: Ricardo Stuckert

Preso há mais de um ano em Curitiba, Lula poderá ser colocado em liberdade nos próximos dias caso o Superior Tribunal de Justiça (STJ) dê parecer favorável a um recurso da defesa do ex-presidente que foi colocado na pauta para julgamento da Quinta Turma da Corte. De acordo com o jornal O Globo, a análise do recurso deverá ser feita nesta terça-feira (23) a partir das 14h.

Mesmo sem provas, em um processo baseado em controversas delações premiadas, Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. De acordo com os desembargadores que o condenaram, o ex-presidente teria recebido propina da empreiteira OAS na forma de uma reforma em um apartamento triplex no Guarujá que não era seu.

Em 2018, a defesa de Lula entrou com um recurso no STJ pedindo a liberdade do ex-presidente, que foi preso mesmo antes do trânsito em julgado, e o relator, o ministro Felix Fischer, negou. Os advogados do petista, então, recorreram por meio de um agravo regimental. É esse novo pedido de liberdade que será analisado desta vez.

A Quinta Turma do STJ é composta, além de Fischer, pelos ministros Jorge Mussi, Reynaldo Soares da Fonseca, Ribeiro Dantas e Joel Ilan Paciornik.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum