Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
02 de outubro de 2018, 18h34

Celso de Mello mantém decisão do TSE de impugnar registro de Anthony Garotinho

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou o recurso inviável por entender que ainda cabem questionamentos ao próprio Tribunal Superior Eleitoral

Foto: Leonardo Prado/Agência Câmara

Celso de Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira (2) solicitação para suspender a determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que impugnou a candidatura de Anthony Garotinho ao governo do Rio de Janeiro. Na decisão, de acordo com André Richter, da Agência Brasil, o ministro julgou o recurso inviável por entender que ainda cabem questionamentos ao próprio TSE.

O TSE, na semana passada, ratificou decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, que já havia negado o registro da candidatura de Garotinho. Ele foi impugnado por ter sido condenado por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito, pela segunda instância do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). O caso envolve desvios de R$ 234,4 milhões da área de saúde do Rio de Janeiro quando ele era secretário da pasta, entre 2005 e 2006.

Apesar da decisão, o nome de Garotinho será mantido na urna eletrônica. De acordo com a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, ainda cabem recursos e o sistema de candidaturas foi fechado no dia 19 de setembro, não sendo possível a exclusão do nome do candidato das urnas.

Após a decisão, Anthony Garotinho informou que recorrerá da decisão do TSE. “Decisão judicial é para ser cumprida, mas ela pode ser contestada e questionada. Vou recorrer, ainda hoje (2), em instância máxima, que é o Supremo Tribunal Federal”, disse.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum