O que o brasileiro pensa?
18 de março de 2018, 10h13

Celular de coronel Lima registra mensagem comprometedora contra Temer

A quebra do sigilo telefônico do operador de Michel Temer deve provocar a terceira denúncia por corrupção contra o ocupante da presidência da República

O inquérito conduzido por Luis Roberto Barroso pode provocar a queda de Temer, que escapou nas duas ocasiões anteriores – Foto: EBC

Uma mensagem encontrada  o celular pode complicar ainda mais a vida de Michel Temer. Ele corre sério risco de ser denunciado pela terceira vez por corrupção. No inquérito sobre propinas nos portos, surgiu uma prova direta de seu envolvimento e do seu principal operador, o coronel Lima, nos esquemas em Santos. A mensagem foi enviada pelo coronel Lima ao próprio Temer, no dia 12 de agosto de 2015, em que ele afirma: “transmiti o recado”. A frase era referente ao empresário Gonçalo Torrealba, do grupo Libra, que conseguiu renovar sua concessão, mesmo devendo R$ 2,8 bilhões à União. As informações são do Brasil 247.

Torrealba tentava há meses uma audiência com Temer, que só foi obtida com a intermediação do coronel. Depois disso, Temer renovou a concessão por 20 anos do grupo Libra, em Santos, por meio de uma decisão do ministro dos Portos, Edinho Araújo. Antes do impeachment, uma decisão da presidenta Dilma Rousseff impedia a renovação das concessões de empresas com dívidas junto à União. Na carta em que se queixava de ser um vice decorativo, Temer protestou contra a demissão, por Dilma, de Edinho Araújo. “E a senhora não teve a menor preocupação em eliminar do governo o Deputado Edinho Araújo, deputado de São Paulo e a mim ligado”, queixou-se Temer.

Agora, sabe-se por que ele ficou tão incomodado com a demissão de seu protegido, reconduzido ao cargo após o golpe. Contudo, o inquérito conduzido por Luis Roberto Barroso pode provocar a queda de Temer, que escapou nas duas ocasiões anteriores. As informações sobre a quebra do sigilo do coronel foram obtidas pelos jornalistas Hugo Marques e Daniel Pereira e publicadas na revista Veja deste fim de semana.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum