Censura de dados "não vai isentar responsabilidade por eventual genocídio", diz Gilmar Mendes

Ministro do STF afirmou ainda que decisão do governo em ocultar informações sobre coronavírus é "manobra de regimes totalitários"

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, foi às redes sociais na noite deste sábado (6) para criticar a decisão do governo de Jair Bolsonaro de ocultar dados sobre a pandemia no Brasil. De acordo com o ministro, trata-se de uma manobra típica de regimes totalitários.

"A manipulação de estatísticas é manobra de regimes totalitários. Tenta-se ocultar os números da #COVID19 para reduzir o controle social das políticas de saúde. O truque não vai isentar a responsabilidade pelo eventual genocídio", escreveu o ministro no Twitter.

Depois de ficar um dia fora do ar, o portal do Ministério da Saúde com informações sobre o coronavírus deixou de contabilizar o número total de casos confirmados e óbitos, informando apenas aqueles que foram registrados nas últimas 24 horas.

Desde o começo da pandemia, a pasta divulga, diariamente, uma lista contendo o total de casos e mortes causadas pela doença registradas nas últimas 24 horas. Na sexta-feira (5), no entanto, a tabela distribuída pelo governo retirou a maior parte desses dados.

https://twitter.com/gilmarmendes/status/1269399102242119686