Ouça o Fórumcast, o podcast da Fórum
12 de outubro de 2019, 07h55

Censura: EBC corta imagem de Marielle Franco em programa e demite diretor

Censura e tentativas de censura encampadas pelo governo Bolsonaro em órgãos públicos, produções culturais e na imprensa seguem a todo o vapor

Reprodução/TV Brasil

A censura voltou com força no Brasil após a chegada de Jair Bolsonaro ao Planalto. Ao longo do ano, foram inúmeros os exemplos de censura e tentativas de censura encampadas pelo governo em órgãos públicos, em produções culturais e também na imprensa. Desta vez, o alvo do “cala a boca” de Bolsonaro foi a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), rede pública vinculada ao governo federal.

Conforme aponta o jornalista Guilherme Amado, da Época, uma imagem da vereadora Marielle Franco, brutalmente assassinada em 2018 no Rio de Janeiro, foi censurada do programa “Antenize”, da TV Brasil, canal da EBC. Em seguida, Vancarlos Alves, diretor de programação da EBC, foi demitido.

Na primeira edição do programa que foi ao ar pela televisão em 31 de agosto, que era um especial sobre Jackson do Pandeiro, a imagem de Marielle Franco aparecia durante uma tomada que exibia uma série de cordéis. Vancarlos Alves foi mandado embora uma semana depois da veiculação do programa e, em 23 de setembro, a TV Brasil veiculou o programa em seu canal do YouTube, mas dessa vez com uma versão sem a imagem da vereadora do PSOL que, ao que tudo indica, foi assassinada em uma trama que envolvia milicianos próximos à família de Bolsonaro.

Além da censura e da demissão do diretor, a TV Brasil decidiu extinguir o programa “Antenize”, que era exibido aos sábados, às 21h30. No lugar, a emissora agora veicula o programa “Recordar é TV”.

 

 

Censura no governo Bolsonaro


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum