Centrão divide palco com comandantes das Forças Armadas em desfile militar de Bolsonaro

Lula classificou o desfile como “patético” e Marcelo Freixo como “um claro ataque ao Estado de Direito”

Bolsonaro, comandantes da Aeronáutica e da Marinha e, ao fundo, Ciro Nogueira e Ricardo Barros (Foto: Marcos Corrêa/PR)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) recebeu, na manhã desta terça-feira (10), durante desfile de blindados e outros veículos militares em frente ao Palácio do Planalto, convite da Marinha para assistir a um exercício militar que ocorre todos os anos na cidade goiana de Formosa, no entorno de Brasília.

Ao lado de Bolsonaro estavam os comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica.

Além deles estavam presentes os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Braga Netto (Defesa), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Milton Ribeiro (Educação).

Também estavam presentes políticos do centrão que atualmente apoiam Bolsonaro.

O desfile ocorre no mesmo dia em que os deputados devem analisar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que implementa o voto impresso, mudança defendida por Bolsonaro.

O deputado federal Marcelo Freixo fez duras críticas à cúpula militar através de sua conta do Twitter. Para ele, “o desfile militar em Brasília é o retrato da insanidade de um governo de arruaceiros que só pensa em golpe enquanto milhões de famílias sofrem com a fome e o desemprego. Não nos intimidarão. Hoje vamos enterrar o voto impresso e seguir trabalhando para tirar o Brasil do buraco.

Freixo considerou ainda ser “lamentável que o comando das Forças Armadas rebaixe a instituição ao papel de arma na guerra de Bolsonaro contra a democracia e a Constituição. O desfile de hoje é um claro ataque ao Estado de Direito e uma tentativa desesperada de desviar o foco dos reais problemas do país”.

Lula: “patético”

O ex-presidente Lula também usou as redes sociais para criticar Bolsonaro e o desfile militar desta terça-feira em Brasília, que classificou como “patético”.

Para Lula, o presidente se comporta como “se as Forças Armadas fosse um objeto particular dele, como se fosse um brinquedo”.

Veja abaixo vídeos do desfile:

https://twitter.com/pirescarol/status/1425060078114181120
https://twitter.com/flaviocostaf/status/1425075556924669965