Centro Acadêmico de Direito da USP faz denúncia de crime de responsabilidade contra Bolsonaro

Os estudantes levaram mais um pedido de impeachment ao presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Escrito en POLÍTICA el

O tradicional Centro Acadêmico XI de Agosto, formado por estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), apresentou ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), uma denúncia por crime de responsabilidade contra Jair Bolsonaro. Além disso, os alunos pedem o impeachment do presidente, de acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

Na segunda-feira (25), um abaixo-assinado que reivindica o afastamento de Bolsonaro conseguiu mil adesões em menos de cinco horas. A iniciativa partiu de engenheiros da Escola Politécnica da USP.

Os ex-alunos criticam o presidente pelo descaso e falta de coordenação do governo para enfrentar a pandemia do coronavírus. Os engenheiros que organizaram o manifesto esperam conseguir 5 mil assinaturas antes da eleição para a presidência da Câmara, em 1 de fevereiro.

Professores

Os professores também estão se mobilizando pelo afastamento de Bolsonaro. Cerca de 700 docentes de Direito e egressos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assinaram um pedido de impeachment do presidente.

Eles apontam a “omissão quanto à implementação de políticas públicas e à aceitação de consensos científicos que pudessem evitar a ocorrência de mais de 210 mil mortes por Covid-19, fazendo do Brasil um caso peculiar quanto à genocida condução da crise sanitária global”, diz o documento.