CGU aponta que mais de 400 PMs do Rio receberam auxílio emergencial indevidamente

Órgãos do governo federal receberam cerca de 10 mil denúncias sobre fraude no programa em dois meses

Tânia Rego/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Um cruzamento de dados feito pela Corregedoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro constatou que 401 policiais militares do estado receberam o auxílio emergencial de R$ 600, pensado para ajudar trabalhadores informais e desempregados durante a pandemia.

De acordo com reportagem do jornal Extra, relatórios elaborados por unidades da PM confirmam que pelo menos 29 policiais receberam o auxílio e outros 291 tiveram a solicitação negada. Pela regra, quem tem emprego formal ativo não pode ter acesso ao benefício.

Os dados foram enviados no dia 23 de junho pela presidente do Tribunal de Contas do Rio, Marianna Montebello Willeman, para o coronel Rogério Figueredo. A presidente solicita que os servidores sejam alertados e ressalta que “as condutas de solicitação e de recebimento do auxílio emergencial, mediante inserção ou declaração de informações falsas em sistemas de solicitação do benefício, podem caracterizar os crimes de falsidade ideológica e estelionato”.

De acordo com a CGU, órgãos do governo federal já receberam 10 mil denúncias sobre possíveis fraudes no auxílio emergencial em dois meses. A maioria das reclamações foi encaminhada ao Ministério da Cidadania, responsável pelo benefício.