Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de junho de 2019, 16h55

Charge de Chico Caruso sobre Marta é considerada machista por internautas

Nela, o cartunista coloca a jogadora Marta aos berros diante de um tubo de batom com a legenda “aquilo roxo”

Charge sobre a desclassificação da seleção brasileira de futebol feminino, publicada por Chico Caruso, na edição de domingo (23), do jornal O Globo, tem sido criticada nas redes sociais, acusada de machismo.

Nela, o cartunista coloca a jogadora Marta aos berros diante de um tubo de batom com a legenda “aquilo roxo”.

Acima da charge em si, o que chamou mais a atenção negativamente foi a expressão “aquilo roxo”, empregada comumente para afirmar a masculinidade, digamos, frágil de muitos homens.

A jornalista Amanda Celio comentou a charge nesta segunda-feira, em sua conta do Instagram: “Não sei se vocês se lembram, mas quando a seleção masculina foi eliminada na última Copa, o “ídolo” Neymar ficou três meses mudo. E pergunto: por que nunca saiu nenhuma charge chamando o Neymar de pica-sonsa sempre que ele amarela?”, perguntou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

O GLOBO ME OBRIGA A FAZER TEXTÕES. Pra quem não pegou o espírito (de porco) da charge, tento explicar. Marta esgoela, nervosa, para um batom. Acima a frase: “aquilo roxo”. Talvez uma forma de censurar “grelo roxo”, expressão machista, misógina e sexista para “definir” uma mulher “forte”, “de fibra” (???). Afinal, ainda vivemos uma época que até a “bravura” de uma mulher precisa ser associada à genitália. Ainda mais no esporte feminino. E o batom? Como Marta trocou o batom no último jogo, do roxo para o vermelho, a charge deu a entender que o fator responsável pela derrota seria essa mudança. E o batom serviria como uma espécie “de válvula de escape” pra Marta externar seu “nervosismo”. Óbvio que o chargista não entendeu nada e muito menos viu o jogo. Não teve Marta brava, não teve Marta culpando terceiros, técnicos, CBF, Fifa e a falta de patrocínios. Teve Marta fazendo um discurso emocionado, pedindo para as mulheres se unirem e acreditarem uma nas outras porque só assim caminharemos rumo à igualdade de gênero no esporte. Não sei se vocês se lembram, mas quando a seleção masculina foi eliminada na última Copa, o “ídolo” Neymar ficou três meses mudo. E pergunto: por que nunca saiu nenhuma charge chamando o Neymar de pica-sonsa sempre que ele amarela? Info adicional: como bem lembrou a amiga @mfilgueiras, a expressão também pode fazer referência à frase de Collor no início da década de 90 “eu tenho aquilo roxo”. O que seria mais horrendo ainda, pois associa “o vigor das mulheres” ao saco “roxo” de um homem. Info adicional 2: e como cirurgicamente acrescentou minha outra amiga @cleamf, a “piada” não se resume apenas a coisa de velho, babão, machista. Ela também remete ao racismo por Marta ser negra e não ter a “tão celebrada” buceta rosa. Lembram da Copa de 2018? #copadomundofeminista #coberturafeminista

Uma publicação compartilhada por Amanda Celio (@amandacelio) em


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum