Fórumcast, o podcast da Fórum
20 de setembro de 2018, 19h43

Chomsky visita ex-presidente: “Lula é uma fonte de energia, estar com ele é uma experiência ótima”. Vídeo

Linguista e ativista político defendeu o direito de Lula participar das eleições: “Não é todo dia que se encontra uma figura extraordinária do século 21. E por direito ele deveria ser o próximo presidente do Brasil”

Foto: Reprodução/Vídeo

Noam Chomsky, linguista e ativista político internacionalmente conhecido e respeitado, visitou o ex-presidente Lula, nesta quinta-feira (20), na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Chomsky foi acompanhado do ex-ministro Aloizio Mercadante.

Depois do encontro, o ativista fez um pronunciamento, no qual criticou a cobertura da mídia tradicional em relação a Lula e defendeu o direito de o ex-presidente participar das eleições. “Foi uma experiência maravilhosa. Não é todo dia que se encontra uma figura extraordinária do século 21. E por direito ele deveria ser o próximo presidente do Brasil”, destacou.

“Eu lembrei a ele que quando nos encontramos, ele disse que nunca pensou que pudesse ser eleito. Ele foi eleito e fez coisas maravilhosas, e isso é uma indicação do que pode acontecer no futuro. Lula é uma fonte de energia, estar com ele é uma experiência ótima. Aconteceu na última vez que nos encontramos e aconteceu hoje. Para o Lula, não parece que isso seja uma sentença, mas sim que esteja preparado e, com a ajuda de vocês, pode se tornar realidade”, acrescentou.

“As lideranças vêm de pessoas que vêm dos movimentos populares. Quando eles crescem, os intelectuais algumas vezes se unem aos movimentos. Por exemplo, os direitos civis nos Estados Unidos não começaram com intelectuais, mas com alguns estudantes negros se sentando em lanchonetes”, relembrou.

Em seguida, Chomsky falou para a Vigília Lula Livre. Disse que o atual momento do Brasil é um “terrível período na história do Brasil, que pode se transformar num declínio permanente”. Falou, ainda, que os brasileiros têm uma “escolha importante historicamente” a fazer nas eleições e que está nas mãos do povo a mudança de rumo do atual cenário.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum