Ciro ataca PT, diz que Flávio Dino perdeu a noção da realidade e chama Boulos de radical

Em entrevista a Datena, ex-presidenciável ainda celebrou o "voto ao centro, centro-direita e centro-esquerda"

Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT), em entrevista a José Luiz Datena nesta segunda-feira (30), fez um balanço das eleições municipais atacando não só o ex-presidente Lula e o PT como também o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), com quem sempre teve boas relações.

Dino, Ciro e Lula, inclusive, apoiaram e participaram juntos de um programa eleitoral de Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno em São Paulo. Ao Datena, porém, o pedetista se referiu ao psolista como "esquerda radical".

"O Boulos chegar onde chegou significa que agora você pode expressar uma predileção com a esquerda mais radical sem ter que explicar banditismo, contradições econômicas, fracassos extraordinários do desenvolvimento, que é o que o PT obriga o jovem. Isso eles vão perder. Não tem humildade nem capacidade de compreender e se reconciliar com o povo, insistindo nesse hegemonismo", disparou Ciro.

Sobre Dino, ele afirmou que o governador "perdeu a noção da realidade", também ao criticar Lula e o PT: "O Flavio Dino resolveu não apoiar ninguém no primeiro turno. Foi votar com camiseta ‘Lula Livre’. Eles perderam um pouco a noção da realidade. Ganhou essa eleição quem soube interpretar a realidade do país com humildade". Dino, por sua vez, foi ao Twitter para dizer que não responderia a Ciro com o intuito de que "o campo nacional-popular caminhe unido”.

Após o comentário do governador do Maranhão, o pedetista disse que ambos discordam "pontualmente". "Tenho muita estima e respeito pelo gov @FlavioDino. Se discordamos pontualmente na análise do momento brasileiro, em nada diminui minha vontade de construir, o mais ampla possível, uma generosa aliança de centro-esquerda que dê suporte a um novo Projeto Nacional de Desenvolvimento", ponderou pelo Twitter.

Blog do Rovai: Entenda por que Ciro Gomes atacou gratuitamente Flávio Dino

Ainda na entrevista a Datena, o ex-ministro, ao comemorar o êxito de algumas de suas alianças, como em Fortaleza (CE), onde conseguiu eleger seu correligionário José Sarto, ainda avaliou que "o brasileiro mandou o lulopetismo radical e o bolsonarismo boçal embora".

"O povo brasileiro parece ter determinado como segunda razão do voto o alinhamento ideológico para cá ou acolá. O brasileiro mandou o lulopetismo radical e o bolsonarismo boçal para fora. Falou: ‘Vão brigar lá fora’", disse.

Ciro celebrou ainda o voto "ao centro, à centro-direita e à centro-esquerda", mirando as eleições presidenciais de 2022. "Foi um grande voto ao centro, centro-direita e centro-esquerda. Precisamos organizar para ver se isso tem desdobramentos no futuro do país", declarou.

Segundo o pedetista, seus planos para 2022 são construir uma aliança "do centro e da esquerda".

Assista à íntegra da entrevista.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=478&v=C75VhJhBYI4&feature=emb_title