Em tréplica, Ciro equipara Dilma a "bolsonarismo" e diz que ambos são "crias" de Lula

Em vídeo, pré-candidato do PDT lista o que ele considera "erros" de Lula que teriam contribuído para golpe contra Dilma e insiste em ataques aos governos petistas

Ciro Gomes (Foto: André Carvalho/CNI)
Escrito en BRASIL el

Após desferir seguidos ataques e ofensas aos ex-presidentes Lula Dilma RousseffCiro Gomes (PDT) publicou um vídeo nesta quinta-feira (14) em suas redes sociais em que equipara a petista ao bolsonarismo, e diz que ela e o atual presidente são "crias" de Lula. Segundo o pedetista, ele colocou o dedo em duas feridas que o PT tenta esconder: a corrupção do governo Lula e a incompetência da gestão de Dilma.

"Duas pragas que o PT semeou porque repetiu o mesmo modelo econômico, o mesmo tipo de governança, a mesma cumplicidade com os corruptos profissionais, o mesmo recrutamento de técnicos incompetentes e pouco criativos de governos anteriores. Mesma coisa que está fazendo a cria nojenta e involuntária deles, esta praga chamada bolsonarismo", disse.

Em ofensas de baixo nível, Ciro chamou Dilma nesta quarta-feira (13) de “incompetente, inapetente e presunçosa” e afirmou que errou ao lutar contra o golpe que resultou no impeachment da ex-presidente. Hoje, porém, se corrigiu: "Sinceramente, não me arrependo propriamente de ter lutado contra o golpe que a derrubou, porque nunca me arrependerei de defender a democracia."

O pedetista também listou o que ele enxerga como erros do governo Lula que, segundo ele, culminaram no golpe à ex-presidenta, como ter "entregado a Petrobras e suas subsidiárias a personagens sinistros do Centrão e MDB" ou a escolha de Michel Temer como vice. "Lula foi um dos maiores responsáveis pela desestabilização de Dilma. Ajudou na queda da ex-protegida por egoísmo, imprudência e uma sequência indesculpável de movimentos erráticos. Na verdade, o egocentrismo político sempre foi e continua sendo a característica mais marcante de Lula", afirmou Ciro.

"Lula fez isso muito especialmente quando, na ânsia de impedir a reeleição de Dilma, transformou o seu famoso Instituto num antro de intriga e conspiração. Banqueiros, empreiteiros, magnatas da indústria, políticos e jornalistas de confiança desfilavam por lá para escutar e se deliciar com as intrigas de Lula contra a sua cria", disse em outro momento da gravação.

Com medo das eleições de 2022, já que Lula lidera nas pesquisas, o pré-candidato também ressaltou que, "sofra o que sofrer, não deixará um só minuto de combater os erros do PT e de Bolsonaro" e afirmou que "a cutucada" que deu ontem nos petistas fez com que o cenário para o próximo pleito "se desfizesse". "[Bastou uma leve cutucada] para que os fanfarrões tremessem na base revelando o quão inseguros estão em relação ao presente e ao futuro e para que mostrassem o seu verdadeiro rosto, que traz em uma bochecha o medo, na outra bochecha a arrogância, e nos olhos, muita, mas muita hipocrisia."

https://twitter.com/cirogomes/status/1448666450466508813?s=20