Ciro exalta DEM e fala em "saída alternativa"

Segundo o ex-ministro, o partido - herdeiro político do PFL e da ARENA - "tende a se alinhar nos grandes momentos às forças progressistas"

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro Ciro Gomes exaltou o Democratas (DEM), partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), durante convenção municipal do PDT de Salvador. No evento, a legenda firmou apoio ao candidato do prefeito ACM Neto (DEM), Bruno Reis (DEM), que terá Ana Paula Matos (PDT) como vice.

"Precisamos construir um projeto alternativo a essa quadra de desmantelo, entreguismo, destruição das nossas riquezas. Tudo isso exige que os homens públicos deixam um pouco as suas diferenças de lado para construir uma saída alternativa, dizendo como vamos salvar a economia brasileira", defendeu o candidato do PDT à presidência nas eleições de 2018.

Para ele, o DEM "tende a se alinhar nos grandes momentos às forças progressistas" e "às vezes as pessoas usam a superfície" para criticar a legenda. O partido é herdeiro político do PFL e da ARENA - legenda formada pelos oficialistas durante a ditadura militar. Ciro ainda fez questão de elogiar o ex-senador Antonio Carlos Magalhães, ex-UDN, ex-ARENA e ex-PFL.

"Estamos fazendo história em Salvador. Espero que o povo de Salvador possa entender, com a generosidade que lhe é característica", disse. "O fato dos dois partidos estarem unidos pode significar algo para o futuro? Claro que sim. Se não fizesse sentido, não estaríamos juntos agora", completou.

Durante a convenção do DEM, ACM Neto - que presidente a legenda nacionalmente - falou em um “namoro futuro” e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, retribuiu: "A gente também quer namorar!”. Segundo Neto, as duas siglas têm a mesma visão de país.

As eleições municipais desse ano têm mostrado esse "namoro" do PDT com o DEM, principalmente no Nordeste, está avançando. Em capitais como Salvador, São Luís, Teresina, Natal e Fortaleza, os dois partidos estarão juntos em uma mesma coligação.

Com informações do A Tarde e do Estado de S. Paulo

Temas